Onze de setembro é o Dia do Cerrado

Onze de setembro é o Dia do Cerrado

Onze de setembro é o dia do Cerrado, um dos biomas mais ricos e antigos do planeta, com mais de 12 mil espécies de plantas catalogadas e mais de 2,5 mil espécies de animais.

O Cerrado também é considerado o berço das águas no Brasil, abrigando as nascentes das maiores bacias hidrográficas do país.

Diversos estudos mostram os benefícios que o contato com a natureza proporciona.

A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que crianças e adolescentes interajam com a natureza uma hora por dia para que desenvolvam saúde física, mental, emocional e social.

Kelma Oliveira, pedagoga fundadora do quintal brincante Fava de Bolota, em Palmas no Tocantins, conta que muitos alunos foram indicados por pediatras e psicólogos que receitaram o brincar no ambiente natural.

"E também o público que nos procuram pais de crianças que estão altamente intoxicadas pela tecnologia, que não vivem sem o celular, que jogam o tempo inteiro. Tem famílias que nos procuram pedindo socorro, para que elas passem por uma desintoxicação.

Ana Carol Thomé, pedagoga e idealizadora do Ser Criança é Natural, diz que brincar ao ar livre cria uma conexão, cria vínculos para preservação do meio ambiente.

"A melhor forma de interação é a brincadeira livre. A gente não está acostumado à ir ao parque nacional. A gente acha que fazer trilha não é para criança. A gente acha que só deve levar crianças onde tem espaço kids. Mas as crianças precisam se relacionar com esses espaços, com as miudezas e com a imensidão, e viver de corpo inteiro"

Nesta época do ano, em plena seca, o Cerrado floresce e encanta. Em meio ao cenário de tons alaranjados, os ipês, cagaitas, caliandras e pequizeiros surpreendem e colorem a paisagem, instigando os mais curiosos a colherem flores, sementes e galhos. Esses elementos podem ser apenas o primeiro passo para uma nova brincadeira.

Cerrado: brincar na natureza traz benefícios para a saúde das crianças<p></p>Interagir com a natureza diariamente promove saúde física e mental

© Liliane Farias/Agência Brasil

Meio Ambiente Um dos biomas mais ricos e antigos do planeta Brasília Sâmia Mendes Liliane Farias Cerrado bioma meio ambiente 11 de setembro natureza sexta-feira, 11 Setembro, 2020 - 12:55 2:26