Rio de Janeiro tem novo plano de prevenção a desastres naturais

Rio de Janeiro tem novo plano de prevenção a desastres naturais

O Estado do Rio de Janeiro vai ganhar um novo plano de prevenção e contingência a desastres naturais, dentro de um prazo de 30 dias. A informação foi divulgada após reunião, nessa quarta-feira(2), entre o governador em exercício, Cláudio Castro, e secretários das pastas envolvidas.

Durante o encontro, o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Robadey, apresentou o Plano de Emergência com as estratégias para otimizar as ações de prevenção, resposta e recuperação a desastres.

Atualizado anualmente, o documento orienta a tomada de ações, a partir de cenários de risco e fixação de protocolos para minimizar danos.

A Defesa Civil Estadual também disponibilizou o mapa das áreas com maior risco de inundações no Estado, a partir da análise de dados dos últimos 23 anos.

O governador em exercício ressaltou que o planejamento é fundamental para uma resposta rápida e coordenada. Nesse sentido, defendeu a revisão e ampliação do processo, com a mobilização dos prefeitos e o lançamento de um hotsite para facilitar a comunicação com a população fluminense. Ainda segundo Castro, o novo plano deve incluir a atuação integrada entre os demais órgãos da gestão estadual e os 92 municípios fluminenses.

Além das novas diretrizes de prevenção a desastres naturais, foram apresentadas as ações de limpeza e desassoreamento de rios e canais no Estado, por meio do Programa Limpa Rio. Executado pela Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade e o Instituto Estadual do Ambiente, o programa prevê a retirada de cerca de 2 mil toneladas de sedimentos de 38 rios e canais de 20 municípios fluminenses.

Meio Ambiente O documento orienta as ações e fixa protocolos para reduzir danos Rio de Janeiro Sâmia Mendes Ligia Souto meio ambiente Desastres Naturais Rio de Janeiro Plano de Prevenção quinta-feira, 3 Setembro, 2020 - 11:37 1:52