Covid-19: Saúde anuncia recursos para leitos e programa de imunização

Covid-19: Saúde anuncia recursos para leitos e programa de imunização

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, durante apresenta√ß√£o de a√ß√Ķes voltadas ao cuidado às gestantes e recém-nascidos no Sistema Único de Saúde (SUS). - F√°bio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

“Repiques”

Pazuello disse também que n√£o h√°, no país, uma segunda onda de covid-19, termo utilizado por especialistas, e apresentou outra classifica√ß√£o. Segundo ele, a primeira onda seriam os casos e mortes, com “repiques”. A segunda onda consistiria emcirurgias e tratamentos n√£o realizados pelo cancelamento de cirurgias eletivas ou pelo medo de pacientes de se dirigirem ao hospital.

“Estamos falando também de repique de contamina√ß√£o e mortos em algumas regi√Ķes. É só acompanhar o site [Painel Covid-19 do Ministério da Saúde] e podemos ver os dados. No Sul e Sudeste o repique é mais claro. No Norte e Nordeste o repique é menos impactante, com algumas cidades fora da curva. No Centro-Oeste é mais no meio do caminho”, analisou.

Conforme o ministro, a terceira onda envolveria os casos de violência doméstica contra a mulher em fun√ß√£o do isolamento, com violência psicológica e física, incluindo feminicídios, estupros e outras pr√°ticas conden√°veis. “A quarta onda é aumento de casos de automutila√ß√£o e suicídios. N√£o confundam ondas como novo surto. É surto que podem virar endemia e depois pandemia, o tro√ßoé grave. Temos que estar atentos”, completou Pazuello.