Anvisa não recebeu pedido de pesquisa ou registro da vacina russa contra covid-19

A agência também afirmou que n√£o pode prever o tempo necess√°rio para dar o aval ao uso da droga. "AAnvisatem a fun√ß√£o de avaliar os pedidos de registro e [...]

Anvisa não recebeu pedido de pesquisa ou registro da vacina russa contra covid-19

A agência também afirmou que n√£o pode prever o tempo necess√°rio para dar o aval ao uso da droga. "AAnvisatem a fun√ß√£o de avaliar os pedidos de registro e autoriza√ß√Ķes de estudos apresentados pelos laboratórios farmacêuticos que tem interesse em colocar seus medicamentos e vacinas no Brasil. A avalia√ß√£o daAnvisatem foco na seguran√ßa e efic√°cia que s√£o os requisitos fundamentais para qualquer medicamento ou vacina."

Os estudos sobre a vacina russa geram dúvida na comunidade científica. O Ministério da Saúde da Rússia informa que as pesquisas para a vacina est√£o na fase 3, a última e mais importante das etapas de produ√ß√£o de uma vacina, mas n√£o divulgou estudos em nenhuma revista científica sobre os resultados, dura√ß√£o e os detalhes das fases anteriores. Além disso, a vacina foi aprovada após menos de dois meses do início dos testes em humanos.

Segundo aAnvisa, o desenvolvimento de medicamentos passa por três principais etapas: 1) desenvolvimento exploratório, 2) pesquisa pré-clínica, 3) pesquisa clínica (uso em humanos). Após o fim dos estudos, a empresa pede o registro da droga na agência sanit√°ria. O aval é necess√°rio para comercializar ou distribuir a droga no País.

"É no momento do registro que é verificado se a vacina é fabricada e controlada dentro dos padr√Ķes de qualidade esperados pelos regulamentos técnicos e que os dados de seguran√ßa e efic√°cia s√£o avaliados", disse a agência.

AAnvisainformou que editou uma série de regras para priorizar an√°lises que tratam do novo coronavírus. "As solicita√ß√Ķes tem sido avaliadas pelaAnvisano prazo de 72 horas. Para conseguir este prazo foram realizadas reuni√Ķes com a empresas e acionado o comitê de avalia√ß√£o de estudos clínicos, registros e mudan√ßas pós-registros de medicamentos para preven√ß√£o ou tratamento da Covid-19, que é uma estrutura interna daAnvisa."

Publicado primeiro em Banda B ¬Ľ Anvisa n√£o recebeu pedido de pesquisa ou registro da vacina russa contra covid-19