Ministério reabre edital para doação de material de combate à covid-19

Pessoas físicas e empresas podem doar, até 1Āŗde outubro, material de combate à covid-19. O Ministério da Economia reabriu edital para receber [...]

Ministério reabre edital para doação de material de combate à covid-19

Pessoas físicas e empresas podem doar, até 1Āŗde outubro, material de combate à covid-19. O Ministério da Economia reabriu edital para receber equipamentos comocomo mĆ”scaras, luvas, Ć”lcool em gel e termômetros. A pasta também reabriu chamamento público para a doaĆ§Ć£o decomputadores e tablets para que servidores públicos continuem a trabalhar de casa durante a pandemia provocada pelo novo coronavírus.

Segundo o Ministério da Economia, ogoverno federal arrecadou, até agora, o equivalente a R$ 30,3 milhƵes nos dois editais: de doaƧƵes para auxiliar no combate à pandemia e de equipamentos para a manutenĆ§Ć£o de serviƧos públicos.

Abertos pela primeira vez em marƧo, no início da pandemia de covid-19, os editais foram reabertos de maio até o fim de junho. Na última quarta-feira (26), a pasta abriunovamente os editais para recebimento de material.

As doaƧƵes poderĆ£o ser entregues em qualquer localidade do país. Qualquer pessoa física ou jurídica, nacional ou estrangeira em situaĆ§Ć£o regular no país, poderĆ” se habilitar para a doaĆ§Ć£o, mediante inscriĆ§Ć£o via internet.

Os interessados em fazer as doaƧƵes podem apresentar protocolo eletrônico ou petiĆ§Ć£o eletrônica na pĆ”gina do Ministério da Economia. Quem quiser pode se inscrever por e-mail, no endereƧo [email protected]. O prazo para doaĆ§Ć£o acaba às 18h de1Āŗ de outubro.

As doaƧƵes de material de saúde devem seguir as especificaƧƵes mínimas de seguranƧa estabelecidas no edital. No caso do material para teletrabalho, poderĆ£o ser doados equipamentos novos ou usados, desde que atendam aos requisitos mínimos do chamamento público.

Além dos tablets, o Ministério da Economia estĆ” recebendo computadores de mesa (desktops) e computadores portĆ”teis (laptops). As especificaƧƵes mínimas sĆ£o as seguintes: processador de 2 GHz (ou superior), nos modos 32 bits ou 64 bits; 4 GB de RAM de memória; disco rígido de pelo menos 500 GB; resoluĆ§Ć£o de tela de pelo menos 1024 por 768 pixels; placa de vídeo com pelo menos 128 MB de memória grĆ”fica e sistema operacional Windows 10 ou Windows 8.1, de 32 bits e 64 bits; ou Ubuntu 16.04 LTS, 18.04 LTS, ou superior.

Outras doaƧƵes

Os interessados em doar outros insumos e serviƧos para o combate à covid-19 podem procurar a plataforma oficial de doaƧƵes do governo federal, o Reuse.

Primeiramente, o usuĆ”rio deve cadastrar-se no portal. A partir daí, basta acessar o site do Reuse e incluir as doaƧƵes na opĆ§Ć£o "quero doar". O interessado deve incluir as informaƧƵes sobre o produto ou serviƧo, anexar fotos e, se desejar, indicar um órgĆ£o específico para receber os itens.

A Central de Compras do Ministério da Economia analisarĆ” a oferta. Após a avaliaĆ§Ć£o, o anúncio do doador serĆ” publicado automaticamente pelo Reuse e ficarĆ” disponível por dez dias.